quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Tecnologia x Infância

É surpreendente como que a tecnologia avançou nas ultimas décadas. Outro dia vi uma pequena matéria na Internet sobre videogames antigos. Mostrava as características de cada um, e defeitos, que hoje ridicularizamos quando comparados com as atuais e gigantescas tecnologias embutidas em aparelhos cada vez menores.
Fui ter um computador em casa pela primeira vez quando eu tinha uns seis ou sete anos. A impressora era daquelas com o papel que tem que destacar as tiras do lado. A única coisa que eu fazia naquela grande e antiga máquina cheia de teclas era desenhar no Paint-Brush e brincar de escrever coisas átoas no Microsoft Word. Mais pra frente já conseguia jogar alguns joguinhos que meu irmão mais velho instalava. Coisas do tipo Atari, emuladores de Sega, MegaDrive, Master System, entre outros.
Internet? Sim. Um bom tempo depois. Já nem faço idéia da idade que tinha. Uns oito ou nove anos talvez? E não era Velox ou coisas do gênero. Nada disso. Era provedor UOL ou algum outro, que ocupava a linha telefônica e ainda por cima fazia aquele super barulhinho nada confortante na hora de conectar. E internet ainda só sábado depois de meio dia, domingo, ou dias da semana somente após a meia noite! Até que a tal dessa internet não me atraia não. O que tinha pra fazer era ficar no “Chat” da Turma da Mônica, não há emoção nenhuma nisso.
Hoje vejo muitas crianças que na minha idade quando tive um computador pela primeira vez, já tem MSN e até Orkut! Isso sem falar nos aparelhos celulares! Meu primeiro foi aos doze anos. Atualmente, com essa idade a criança já teve pelo menos dois aparelhos diferentes. Mas o celular na mão de crianças é outra questão que pretendo tratar em outra oportunidade.
Temo que em meio a essa tecnologia toda, a criança deixe passar em branco uma grande época da vida: a infância. Preocupa-me a quantidade de meninos e meninas, tão jovens ainda, que passam quase todo seu tempo livre no computador. E vejo que esse problema só piora. Cada vez mais cedo as crianças aprendem a lidar com tecnologias e gastar todo seu tempo nelas.
Não digo que está errado a criança saber mexer e ter contato com computadores mais cedo do que antigamente. Afinal de contas, as coisas vão mudando com o tempo. E o computador, quando bem utilizado, pode ser muito educativo para os pequenos. Mas o problema está no que diz respeito ao tempo gasto na frente da tela.
Quando penso em meus tempos de criança o que me vem à memória? Tardes inteiras brincando de esconde-esconde, polícia e ladrão, pega-pega, dentre as infinitas diversidade de brincadeiras ao lado dos meus primos. Hoje quando olho pras crianças sinto certa pena, pois estão deixando de viver momentos com a família e amigos que iriam se lembrar pra sempre, e em troca de que? Horas e mais horas de ociosidade na internet. Isso sem falar aos perigos que a criança se expõe ao usar a internet. Mas isso é um assunto relativamente polêmico e que requer grande análise. Vejamos, pois, em breve.

Um comentário:

  1. Que depoimento lindo e emocionante... é de encher de esperança o coração de qualquer educador ou psicanalista de adolescentes... sem dúvida essa é uma garota que todo pai gostaria de se orgulhar de ter como filha. Parabéns linda Rebeca!

    ResponderExcluir