terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Por trás das cortinas, cenas e histórias da Hungria.

A cada dia que passa tenho me surpreendido mais e mais com essa cidade incrível que é Budapeste. Em cada esquina você encontra uma cena de tirar o fôlego, um pedaço de história. Cada região tem suas características, e tenho tido a oportunidade de explorar cada detalhe desse lugar maravilhoso.

Na verdade, Budapeste não é como as outras cidades europeias (pelo menos não as que já conheci). Ao chegar aqui me deparei com pichações nas ruas e construções mal cuidadas. Sem falar também no transporte público todo velho e enferrujado, e pichado, claro. Porém, tudo aqui funciona MUITO bem. Praticamente não vejo lixo no chão. Vejo mendigos, mas nenhum que te aborda de maneira assustadora, ficam sentados em seus cantos. A cidade é muito bem policiada e parecem ter grande controle das situações, me parecem sérios e competentes.

Contudo, a partir do momento em que você dedica seu tempo para ir descobrindo mais sobre determinado objeto você passa a entendê-lo melhor. E tem sido assim comigo e Budapeste. Quanto mais estudo e aprendo sobre a história desse país (seja através dos inúmeros museus ou pela internet), mais me apaixono por esse lugar. Afinal de contas, já passaram por MUITA coisa, muitas formas de governo, períodos extremos, perigosos, difíceis. Passo então a enxergar tudo com outros olhos.

Budapeste vista na Citadela
Pegando o metrô outro dia me deparei com uma plaquinha na carcaça do vagão, em russo. Depois fiquei sabendo que eles são desde a época da União Soviética. Tem porque estarem velhos.

Passeando pelo bairro judeu daqui também me surpreendi. O bairro ainda traz as marcas do período turbulento e desastroso que foi durante e após a Segunda Guerra Mundial. Os prédios ainda bem destruídos. Enquanto ia andando ia pensando em todos os filme e fotos que já vi sobre o tema, e ia imaginando aquelas famílias de judeus sendo arrastados pelas tropas que passavam ali, nas ruas em que eu estava pisando. É realmente impressionante.

Bairro Judeu



Além também de lugares maravilhosos, como o Castelo de Buda, que carrega também muuuuita história. E sem falar na Citadela, com sua vista surpreendente.

E com certeza, uma das coisas que estou mais gostando daqui é como eles investem em museus. Não são aquele tipo de museu chato. Fazem mesmo um grande investimento no lugar, e te colocam no clima, como aconteceu no Museu do Holocausto.

Museu do Holocausto

A cada dia que passa tenho me surpreendido mais e mais com essa cidade impressionante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário